4 de maio de 2020

Auxílio emergencial: Caixa aumenta horário de atendimento a partir desta segunda

Caixa Econômica Federal passará a abrir às 8h para diminuir as filas do auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal vai ampliar o horário de atendimento em toda a sua rede de agências a partir de segunda-feira, 4. Com a medida, as unidades passarão a funcionar das 8h às 14h, duas horas mais cedo.

Filas CEF

Para reduzir filas para receber o auxílio emergencial e agilizar os atendimentos, o banco informou no sábado, 2, que contratou mais 2.800 vigilantes, e 389 recepcionistas.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, as filas nas agências do banco ocorrem porque os beneficiários do Programa Bolsa Família e os informais sem conta demandam atendimento pessoal.

Vale lembrar que na sexta, 1, o banco já havia anunciado um pacote de medidas adicionais para reforçar o atendimento. Entre elas:

– realocação de mais de 3 mil funcionários para ampliar as equipes nas agências;
– contratação de mais 2 mil vigilantes e 500 recepcionistas para orientação e atendimento ao público (no total, reforço de mais de 5,6 mil contratações);
– disponibilização de cinco caminhões-agência para atendimento em locais com maior necessidade.

A Caixa informou ainda que está em contato direto com as prefeituras com objetivo de fechar parcerias para atendimento à população e divulgação de informações.

No sábado, 2, 902 agências foram abertas exclusivamente para atendimento do saque em espécie da Poupança Social. Na última semana, houve abertura de quase 800 agências no feriado de 21 de abril e no sábado, 25.

Pagamento auxílio emergencial

São três calendários de pagamento diferentes:

– um para quem se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa;
– um segundo para os beneficiários que recebem o Bolsa Família;
– e um terceiro para os inscritos no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família.

Para quem for receber via poupança digital da Caixa, os saques em dinheiro começaram a ser liberados nesta segunda, 4.

Canais Digitais

A prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo “Caixa Tem”.

A Caixa ressalta a importância de que só devem ir pessoalmente às agências os usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e querem receber o benefício em dinheiro.

O banco orienta que aqueles que receberam o crédito por meio da “Poupança Digital Caixa” devem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo.

É importante esclarecer que os beneficiários do Auxílio Emergencial que receberam o crédito em poupança da Caixa podem movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras.

Auxílio emergencial

Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento, 50 milhões de brasileiros já receberam o crédito do benefício, ou seja, um em cada três brasileiros adultos. Ao todo, mais de R$ 35 bilhões já foram creditados.

Segundo a Caixa, até 18h de sábado, 2, 50,2 milhões de cidadãos se cadastraram para solicitar o benefício. O site auxilio.caixa.gov.br superou a marca de 606 milhões de visitas e a central exclusiva 111 registra mais de 115 milhões de ligações.

O aplicativo Auxílio Emergencial Caixa já registrou 74,3 milhões de downloads e o aplicativo Caixa Tem, para movimentação da poupança digital, ultrapassou 77 milhões de downloads.

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