Como calcular suas horas Trabalhistas sendo autônomo?

Uma situação muito familiar para profissionais autônomos dos mais variados segmentos, é a dúvida na hora de calcular hora de trabalho. Por muitas vezes a insegurança com relação ao valor cobrado resulta em preços abaixo do que se poderia receber pelo serviço prestado.

Mas afinal qual o valor justo a ser cobrado pelo serviço? Esse cálculo pode ser feito utilizando uma calculadora de horas trabalhadas, uma ferramenta que pode facilitar e muito na hora de precificar seu trabalho.

A hora de trabalho ou jornada de trabalho, representa o período no qual o trabalhador se dedica a empresa ou a um projeto profissional. Essas horas são dedicadas exclusivamente ao desempenho das atividades vinculadas à demanda recebida.

Para profissionais que atuam em regime de CLT, essa jornada é assegurada pela Constituição Federal, no Art 7º, que define 8 horas diárias e 44 semanais como limite máximo para uma jornada de trabalho normal.

É claro que esse período pode variar muito a depender da área de atuação, do trabalho desempenhado e da disponibilidade do trabalhador.

Mas agora você deve estar se perguntando: afinal como calcular hora de trabalho? Para isso, é feito o cálculo de uma jornada de trabalho de 44 horas, por exemplo, como mencionamos no padrão acima.

Para chegar ao resultado esperado devemos dividir a quantidade de horas trabalhadas no mês pelo salário recebido, ou que se deseja receber. Por exemplo, digamos que você seja um profissional autônomo e precise cobrar um valor justo por sua hora de trabalho.

Neste caso, é preciso ter em mente quanto você gostaria de receber por mês. Digamos que você tenha definido 3 mil reais como meta, ao dividir esse valor pelos dias trabalhados no mês, você chega ao preço que deve ser cobrado por dia, então o próximo passo é dividir o valor diário, pelas horas trabalhadas.

WhatsApp chat