O Prefeito de Ijuí, Sr. Valdir Heck anunciou que está sendo elaborado novo decreto após manifestação do governador, ontem no Fatorama. Heck avaliou como correta a decisão de Eduardo Leite que, segundo o prefeito, agiu com presteza. Na oportunidade, Heck antecipou que o uso de máscara para sair de casa será obrigatório em Ijuí, a partir de nova flexibilização em estabelecimentos, que será ampliada para hotéis, academias, restaurantes, entre outros. Valdir reforçou para que sejam evitadas ao máximo a aglomeração das pessoas, uma vez que diz ter visto cenas impressionantes de pessoas aglomeradas e se abraçando.
“Seremos exigentes com o uso de máscara. Botou o pé fora de casa, vai usar máscara e será exigido de todos”, declarou o prefeito no Fatorama. Ao defender a medida, Heck explicou que o objetivo é trabalhar na prevenção, tomando todos os cuidados para evitar a realidade vista em grandes cidades, com registro de mortes.
Chamou a atenção para a estrutura de saúde de Ijuí, que tem limitações, por isso se justifica a instalação do Centro de Triagem, no Ginásio Municipal Wilson Mânica, com previsão de abertura a partir de segunda-feira.
O novo decreto está em fase de elaboração. Assim como os anteriores, informou o prefeito, será ouvido o que ele chamou de grupo representativo da comunidade, ouvindo Ministério Público, Sindilojas, Universidade, recebendo sugestões e contribuições, formando uma média de pensamento, sem nunca perder de vista o valor da vida humana, ressaltou Valdir Heck.
O decreto deverá valer até o final do mês, levando em conta a flexibilização para hotéis, que serão autorizados a abrir, academias também serão autorizadas a voltar às atividades, com os detalhes sendo estabelecidos em decreto. A Medianeira que vem operando vermelho, com grande prejuízo, disse o prefeito, também deverá ser incluída.
As indústrias prosseguem com as atividades operacionais, com os cuidados que estão sendo observados e assim será mantido, garantiu o prefeito.
O Prefeito finalizou dizendo que o comércio havia avançado no decreto anterior, flexibilizando, com regime de plantão e, depois houve um recuo, a partir de outro decreto estadual. O novo decreto municipal deverá ter novidades, com nova flexibilização, para permitir às pessoas trabalharem.
Fonte: Rádio Repórter